sábado, 21 de julho de 2012

Encerramento do semestre com "FESTA JULINA".


Mas o surgimento dessas festas foi no período pré-gregoriano, como uma festa pagã em comemoração à grande fertilidade da terra, às boas colheitas, na época em que denominaram de solstício de verão. Essas comemorações também aconteciam no dia 24 de junho, para nós, dia de São João.

Essas festas eram conhecidas como Joaninas e receberam esse nome para homenagear João Batista, primo de Jesus, que, segundo as escrituras bíblicas, gostava de batizar as pessoas, purificando-as para a vinda de Jesus.


Assim, passou a ser uma comemoração da igreja católica, onde homenageiam três santos: no dia 13 a festa é para Santo Antônio; no dia 24, para São João; e no dia 29, para São Pedro.


Os negros e os índios que viviam no Brasil não tiveram dificuldade em se adaptar às festas juninas, pois são muito parecidas com as de suas culturas.


A festa é muito animada que  se estende também no mês de julho, tendo várias atrações tais como, quadrilha, danças típicas, correio elegante, comidas típicas e etc...

No arraia da Severino para encerrar  nosso semestre, foi realizada com muita animação a festa julina que contagiou a todos presente com quadrilha, brincadeiras e uma deliciosa canjica ao som das músicas típicas de quadrilha, e música do momento que animou a festa.









Nenhum comentário:

Postar um comentário